Tripas
2023
Tocar o Lugar Comum
2023
"Eu disse que pareciam tripas e também disse que pareciam objectos de treino ou brinquedos. Gosto da imagem que é gerada quando relaciono estes objectos com as tripas porque elas são ligações que conectam o interior do corpo ao exterior.
A ideia de tripa agrada-me! Estes objectos que possibilitam episódios de toque autorizado, são ligações entre duas pessoas como se fosse uma tripa mas, neste caso, com o circuito inverso. Estas tripas ligam de fora para dentro. Provocam um gesto e logo a seguir, surge a consequência desse gesto que poderá passar pelo desconforto ou inquietação não identificada."
Do texto "Tripas de Circuito Inverso", do livro "Tocar o Lugar Comum" (2023)
O ponto de partida deste exercício é procurar entender o lugar que o corpo e o toque ocupam nas relações sociais e humanas: de que forma essa ligação evoluiu ao longo do crescimento e como esse contacto condiciona a intimidade e o modo como nos relacionamos com o outro ou os outros. Factores sociais, ideológicos, geográficos ou tecnológicos estruturam esses contactos, mas não só. Também o design pode actuar como mediador desses processos e o seu contributo pode tanto incentivar, quanto comprometer o estabelecimento dessas ligações. Aqui o design serve como ferramenta para ensaiar o toque e o lugar comum: a partir de um conjunto de objectos projectados para encorajar a aproximação entre corpos, observam-se e registam-se as reacções e comportamentos que emergem da proximidade inusitada.
textos e objetos/ Soraia Gomes Teixeira
edição e design/ Margarida Antunes e Pedro Mota
Produzido pela vai-vem