Touch Machine
2024
A "Touch Machine" é uma experiência que a partir de um objeto permite que as pessoas sejam tocadas umas pelas outras. A existência deste objeto permissivo e a sua utilização revelam o conforto e o desconforto do corpo quando tocado por alguém conhecido ou desconhecido, tornando conscientes os limites do corpo individual e os comportamentos coletivos associados ao toque. Trata-se de uma experiência para a revelação e mediação do toque entre pessoas, que nos torna cientes do lugar que o toque ocupa no corpo de cada um.
Esta experiência é composta por: um espaço, uma instrução e um objeto com estrutura metálica onde está suspenso um fato no qual uma pessoa pode entrar. Este fato impede que quem está no interior veja o que acontece no exterior e possui luvas em várias posições – utilizadas pelos operadores externos para exercerem o toque –, permitindo que toquem diretamente no corpo da pessoa dentro do fato.
Após várias experiências, os participantes no interior relataram sensações diversas: desde uma semelhança com uma massagem vertical até ao medo prévio de ser tocado e à sexualização do toque (sobretudo referido por mulheres). Os utilizadores externos mencionaram aprender sobre o corpo do outro: desde perceber a pressão adequada até à estranheza de tocar alguém que nunca tocariam sem a sugestão da máquina.
Este projeto foi apresentado e apoiado pelo INSTITUTO.
Foi produzido com o apoio da Jofebar.
Fotografia/ Dinis Santos
Design gráfico/ Common Forms
Esta experiência está a ser estudada através de diversas sessões assistidas pelos psicólogos Luís Fernandes e Rita Antelo, na Casa da Imagem.
A "Touch Machine" pode também ser vista na Disegno.